O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (25) um pacote de medidas para fortalecimento da Segurança Pública. Entre as novidades confirmadas pelo governador Geraldo Alckmin está um decreto que reduz o tempo para que aspirantes da Polícia Militar sejam promovidos a oficiais.

Além disso, o governador também autorizou a abertura de concursos para contratação de 2.421 policiais militares, além de entregar 72 novas viaturas, que reforçarão a frota na capital. “As três ações ampliarão muito a segurança pública na região metropolitana de São Paulo. É uma alegria tomar simultaneamente todas essas medidas para o território paulista”, destacou o governador, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

As viaturas foram adquiridas por R$ 5,9 milhões, recolhidos por meio de infrações aplicadas na cidade de São Paulo. O investimento é fruto de um convênio firmado com o município para fiscalização do trânsito. Governo do Estado continua a investir no reforço dos recursos humanos e materiais das polícias. Somente para a PM, desde 2011, foram contratados 24.311 soldados e 1.945 bombeiros para as regiões do Estado.

Já estão em andamento concursos públicos para a contratação de 2.293 soldados e 74 tenentes-médicos. Além disso, estão em formação nas academias 421 soldados e 606 alunos-oficiais da PM. Desde 2011, foram compradas 10.355 viaturas para reforçar a frota da Polícia Militar em todo o Estado de São Paulo. O valor do investimento foi de R$ 522 milhões.