O deputado Barros Munhoz, líder do Governador Geraldo Alckmin na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), marcou presença na cerimônia de criação de polos da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em mais 38 municípios paulistas. O evento aconteceu na última segunda-feira (7) no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Com a assinatura dos convênios com as prefeituras, a Univesp chega a 100 pontos em 63 cidades do Estado. Criada em 2012, a universidade é uma fundação mantida pelo Governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e Ministério da Educação e Cultura (MEC).

Os polos são espaços físicos nos municípios. Eles oferecem a infraestrutura necessária (computadores, impressoras e acesso à Internet) para o estudante participar das atividades da universidade como provas, discussões em grupo e dos trabalhos orientados por tutores. Nesses locais, também é possível solicitar serviços de secretaria acadêmica, assim como tirar suas dúvidas sobre o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O AVA é a plataforma digital utilizada pelos estudantes para desenvolver as atividades acadêmicas, que incluem as vídeo-aulas e o acesso ao material didático, bibliografia e sistema para sanar dúvidas com os tutores. A Univesp é considerada a quarta universidade estadual paulista e mantém parcerias com a USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza para o desenvolvimento do conteúdo e coordenação dos cursos.

“É um grande orgulho poder participar de um momento como este ao lado do nosso governador Geraldo Alckmin e do vice governador Márcio França, entre outras autoridades. É a garantia de ensino superior de qualidade, a distância, público e acessível. O governo de São Paulo sempre inova e amplia as oportunidades ao cidadão paulista. Realmente tenho orgulho em fazer parte desse time”, comentou o deputado citando a criação de mais de 16 mil novas vagas na modalidade.