O deputado Barros Munhoz visitou na última quinta-feira (15) as obras de construção da Creche-Escola ‘Vovó Augusta’, em Lindóia. Ao lado do prefeito Carlinhos Zambolim e do vice Pedrinho Tortelli, ele conheceu as dependências da unidade que está em vias de conclusão. A primeira Creche-Escola da cidade foi viabilizada após gestão do parlamentar junto ao Governo do Estado.

Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 1,2 milhão em recursos oriundos da FDE (Fundação Para o Desenvolvimento da Educação), órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. A visita às obras em Lindóia foi acompanhada pela primeira-dama Cidinha, bem como pelos vereadores Luiz do Trailer, Donizete Ferreira, Lucas Tortelli e Rafael Pinto. Estiveram presentes ainda o presidente do Conselho de Turismo de Lindóia, Antônio Merola, e sua esposa Mirtes.

Durante o encontro, o deputado conversou com as autoridades locais e reencontrou amigos e companheiros políticos. O líder do governador Geraldo Alckmin na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) chegou a se emocionar com a estrutura da unidade, que já está mobiliada e na ocasião recebia retoques finais em sua fachada. “Que maravilha de espaço, é incrível ver como o Governo de São Paulo consegue realizar uma obra desse porte em uma época de tantas dificuldades”, afirmou o deputado que circulou por todas as dependências do prédio.

O prefeito Carlinhos Zambolim enfatizou que a Creche-Escola somente é uma realidade em virtude da forte atuação de Barros Munhoz junto ao governador Geraldo Alckmin. “O Munhoz batalhou muito por essa obra e devemos a ele essa conquista. Sem esse apoio não teríamos conseguido essa Creche-Escola para a nossa cidade”, reforçou. Com a unidade em funcionamento, o município de Lindóia deverá ficar em situação bastante favorável quanto ao número de vagas destinadas às crianças no sistema escolar infantil.

O programa Creche-Escola objetiva auxiliar os municípios e aumentar o número de vagas na Educação Infantil, por meio de convênios firmados com as prefeituras das cidades paulistas. Na iniciativa, a Secretaria de Estado da Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços.

As unidades do Creche Escola contam com berçários, fraldários, lactários, refeitórios, salas de aula e salas multiuso e toda a infraestrutura necessária para atender crianças entre 0 e 6 anos. Além da Creche Escola, cuja inauguração será agendada brevemente, o deputado Barros Munhoz também conferiu de perto as obras do Espaço Vivencial de Trânsito de Lindóia antes de seguir para Águas de Lindóia, na mesma manhã, onde participou da inauguração da Praça do Artesão – espaço que foi revitalizado também com o apoio do parlamentar.

EM ITAPIRA

Além da Creche-Escola de Lindóia, o deputado Barros Munhoz também foi responsável pela conquista de cinco unidades para Itapira, cada uma com investimento aproximado de R$ 1,5 milhão. Duas delas já estão em funcionamento – uma no Loteamento José Tonolli e outra no Parque Felicidade. A terceira unidade será entregue até o fim deste mês no Cubatão. Outras duas Creche-Escolas seguem em construção no Flávio Zacchi e no distrito de Barão Ataliba Nogueira.