O deputado Barros Munhoz, líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo, marcou presença na inauguração da Estação Higienópolis-Mackenzie, que integra a Linha 4-Amarela do Metrô. A solenidade aconteceu na manhã da última terça-feira (23) e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.

Inicialmente, 72ª estação do Metrô de São Paulo vai funcionar de segunda a domingo, das 10h00 às 15h00. A partir de fevereiro, como as demais estações da linha, passa a funcionar de domingo à sexta-feira, das 4h40 às 0h00, e aos sábados, das 4h40 à 1h00.

A estimativa é de que a Estação Higienópolis-Mackenzie, a 8ª em operação na Linha 4-Amarela pela Concessionária ViaQuatro, receba em média 42 mil pessoas diariamente. A estação dá acesso e beneficia especialmente as pessoas que se dirigem a locais como o Tribunal Regional do Trabalho, Universidade Mackenzie, Centro Universitário Maria Antônia, PUC Campus Consolação, Sesc Consolação, Cemitério da Consolação, entre outros.

A profundidade da estação é de 25 metros e, para concluí-la, foi preciso escavar mais de 4 mil m³. A área total construída é de 12 mil m², com acesso completamente acessível para pessoas com mobilidade reduzida, facilitado por cinco andares, que interligam o mezanino às plataformas.

Completam o sistema de acesso 26 escadas rolantes e 13 fixas, além de outros equipamentos de acessibilidade, como piso tátil direcional, corrimãos e fita antiderrapante nos degraus das escadas fixas.