A constante atuação do deputado estadual Barros Munhoz em atenção às demandas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se reverteu em mais uma excelente notícia nesta semana.

A liberação de quase R$ 9 milhões necessários à implantação e operação anual de mais 10 leitos pediátricos no HC (Hospital de Clínicas) foi confirmada na última terça-feira (27). A verba liberada pela Secretaria de Estado da Saúde também será aplicada na manutenção dos outros 10 leitos já existentes.

Munhoz já vinha atuando há tempos junto ao Governo do Estado para que os valores fossem autorizados, em um trabalho ao encontro dos anseios da Unicamp. Com a boa notícia, desde a fundação do HC há 30 anos, a Unicamp poderá dobrar o número de leitos pediátricos disponíveis na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O anúncio aconteceu um dia após o deputado receber em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de São Paulo, o cirurgião pediátrico Antônio Gonçalves de Oliveira Filho, superintendente do Hospital de Clínicas, e o jornalista Caius Lucilius, assessor de imprensa da Unicamp. “É motivo de muita alegria e emoção poder, mais uma vez, ajudar a Unicamp e o Hospital das Clínicas. É um trabalho que me deixa realmente muito emocionado e orgulhoso”, comentou o parlamentar.

A luta da Unicamp pela ampliação do número de leitos pediátricos na UTI do HC já era bem antiga. O hospital comporta uma demanda regional e havia um gargalo em diversos tipos de cirurgias de alta complexidade justamente pelo número limitado de vagas. O trabalho de Munhoz foi fundamental para que a liberação dos recursos ocorresse, permitindo assim que, logo após a contratação dos novos funcionários, os leitos já comecem a funcionar – o que deve ocorrer em janeiro.

O Pronto-Socorro de Pediatria fica no segundo andar do Hospital de Clínicas da Unicamp e atende pacientes com idade entre 0 e 14 anos. A média de atendimento é de 100 casos/dia, com quatro a cinco internações Unidade e um número variável de internações na Enfermaria de Pediatria e Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.