Biografia

biografia

Barros Munhoz

José Antônio Barros Munhoz formou-se em 1967 pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, e atuou como advogado até 1975. Foi prefeito de Itapira por três vezes: de 1977 a 1982 e, novamente, de 1997 a 2004. Foi deputado estadual por duas legislaturas consecutivas, exercidas de 1987 a 1994.

Também foi Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Ministro da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária do Brasil, no Governo Itamar Franco. De 2005 a 2006 exerceu o cargo de subprefeito de Santo Amaro, na gestão do então prefeito José Serra, em São Paulo. Em 2006 foi eleito para seu terceiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo, sendo designado Líder do Governo Serra, estando à frente da função até março de 2009.

Em 2010 foi novamente eleito deputado estadual. Foi escolhido pelos seus colegas parlamentares Presidente da Assembleia Legislativa por dois biênios consecutivos: de março de 2009 a março de 2013, quando assumiu novamente a Liderança do Governo, desta vez, do governo de Geraldo Alckmin. Em outubro de 2014 foi reeleito para exercício de seu quinto mandato.

Barros Munhoz defende e atua incansavelmente pelos municípios que representa na Assembleia Legislativa. Pensando sempre no que é melhor para o cidadão paulista, prioriza a intermediação com o governo do Estado na busca de conquistas para essas cidades, sem nunca deixar de lado sua função de avaliar, fiscalizar, viabilizar e discutir projetos de lei de interesse do povo do nosso estado. Em 2017 foi indicado pelo governador Geraldo Alckmin como seu líder na Assembleia Legislativa de São Paulo. Faz política com idealismo, encarando-a como a arte de servir.